A EXPRESSÃO MUSICAL NA PRÉ-ESCOLA

Blog de ceiclara :CEI CLARA ZOMKOWSKI, A EXPRESSÃO  MUSICAL NA PRÉ-ESCOLA

      A música está presente em nossas vidas antes do nascimento, ainda no ventre da mãe. A presença da música na educação das crianças é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do Projeto A MUSICALIDADE NA PRÉ-ESCOLA desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.

       O tema  música que está sendo desenvolvido dentro do planejamento escolar, é um excelente recurso pedagógico  possibilitando  utilizá-lo como meio incentivador na aprendizagem da criança,  pois quando canta, brinca e aprende, constrói conceitos de forma significativa e lúdica  permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam. A música é considerada uma das formas mais enriquecedoras de trabalhar com a criança, uma vez que desenvolve inúmeros aspectos que contribuem para desenvolver o raciocínio, em especial as questões reflexivas. 

     Utilizar-se de recursos e procedimentos musicais é muito importante para que a criança conheça  o que está ao seu redor e a si mesma, seus limites, podendo expressar-se, construir conhecimentos,  desinibindo e perdendo o medo, abrindo possibilidades de exploração e descobertas, pois a música fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções. Cantando nós brincamos, brincando nós  aprendemos. A música quando trabalhada desde cedo no contexto escolar das crianças ajuda de maneira lúdica e prazerosa o aprendizado e o trabalho em equipe, pois os pequeninos  aprendem a ser mais sociáveis. A música é parte integrante de nossa cultura, quando trabalhada na pré-escola, é um recurso extremamente rico que contribui para o desenvolvimento integral da criança.

Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem ocorra de uma forma muito mais prazerosa.

Ao desenvolver a musicalização, principalmente na pré-escola, o educador leva a criança a integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, conduzido-as para níveis cada vez mais elaborados. 

Na educação infantil a criança tem uma grande necessidade de trabalhar através do concreto, e  a música por sua ver pode ser uma grande  aliada nessa questão, por desenvolver capacidades como sensibilidade, intuição, reflexão, criatividade, coordenação motora, dicção e ritmo, ou seja, utilizar esse recurso com objetivo de propiciar sensações, trabalhar a percepção e conhecer diversas obras, autores e trocar aprendizagens.

A música deve ser considerada uma verdadeira “linguagem de expressão”, parte integrante da formação global da criança. Deverá ela estar colaborando no desenvolvimento dos processos de aquisição do conhecimento, sensibilidade, criatividade, sociabilidade e gosto artístico. Caso contrário, perde-se  na forma de simples atividade mecânica, com a mera reprodução de cantos, sem a interação da criança com o verdadeiro momento de criação musical. Também é através da musicalização que a criança pode expressar seus sentimentos, emoções, desenvolver o senso artístico e crítico, despertando na criança, grande satisfação, uma vez que, está envolvida de caráter lúdico e desafiador.

          Sendo a Escola a instituição também responsável pela formação cultural da criança, cabe  proporcionar esse conhecimento, não só da música popular como também das músicas folclórica, clássica e erudita.

O trabalho da musicalização desde o início da fase escolar é extremamente nobre, uma vez que contribui na formação da criança, ensinando-a  viver em sociedade.

 “As brincadeiras musicais contribuem para reforçar todas as áreas do conhecimento infantil, representando um inestimável benefício para formação e o equilíbrio da personalidade da criança.” WEIGEL
(1988, pg13)

                    Camila Sgaria/Leila Cezar/Marisete Schaly/Tere  de Carvalho

                                          Profs: Pré-II A e Pré-II B

quinta 19 abril 2012 06:13 , em Pré " II A"



Nenhum comentário A EXPRESSÃO MUSICAL NA PRÉ-ESCOLA



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.87.89.176) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para ceiclara

Precisa estar conectado para adicionar ceiclara para os seus amigos

 
Criar um blog